Primeira cultura celular de trofoblastos humanos é feita.
Créditos da imagem: Okae et al., 2018.
As células do trofoblasto, que formam a placenta, desempenham um papel essencial nas interações entre o feto e a mãe. Até o momento, células-tronco trofoblásticas de camundongos foram derivadas e utilizadas como o melhor modelo in vitro para análises moleculares e funcionais de linhagens de trofoblastos murinos, mas as tentativas de derivar células trofoblásticas humanas até agora não foram bem-sucedidas.
Em um marco decisivo para uma melhor compreensão do desenvolvimento e função da placenta humana, os cientistas cultivaram células-tronco trofoblástica pela primeira vez a partir de amostras de voluntários.
Os pesquisadores mostraram que a ativação de Wingless / Integrated (Wnt) e EGF e a inibição de TGF-β, histona desacetilase (HDAC) e Rino associada à proteína quinase (ROCK) permitem a cultura a longo prazo de células de citotrofoblasto humano (CT). As linhagens celulares resultantes têm a capacidade de dar origem às três linhagens principais de trofoblastos. Este trabalho abre portas para maior compreensão da placenta.
Veja todo trabalho no paper em anexo:
Derivation of Human Trophoblast Stem Cells
Keywords: células-tronco; trofoblasto; placenta.