Bioengenharia de tecidos e a produção de órgãos para transplantes.
Créditos da imagem: Takanashi et al., 2018.
Em um estudo publicado pela Cell Reports, cientistas usaram um novo processo de bioengenharia, chamado de cultura de células por auto condensação, para tratar camundongos diabéticos. A tecnologia ajuda a aproximar a ciência médica com a perspectiva de fabricação de órgãos humanos in vitro a partir de células da própria pessoa para terapia regenerativa.
O transplante clínico de fragmentos de tecido, incluindo ilhotas pancreáticas, enfrenta um desafio crítico devido à falta de estratégias eficazes que garantam o enxerto eficiente e formação de vascularização ao longo do tecido implantado.
Recentemente, pesquisadores desenvolveram um organoide complexo através de um método de bioengenharia denominado cultura de “auto condensação” com base na contração de células mesenquimais, permitindo assim linhagens heterotípicas dissociadas, incluindo células endoteliais, que se auto organizam quando em cultura. Ou seja, elas se auto condensam em um organoide contendo o tecido de interesse e células endoteliais, responsáveis pela formação de novos vasos.
Neste trabalho está demonstrado o sucesso do método para geração de mini órgãos provenientes de diversos fragmentos de tecidos derivados de vários órgãos, incluindo ilhotas pancreáticas.
A auto condensação das ilhotas humanas e de ratos com células endoteliais não só promoveu a funcionalização em cultura, mas também pós-transplante, em um enxerto.
Camundongos diabéticos foram transplantados com dois tipos de ilhotas: ilhotas vascularizadas ou ilhotas tradicionais. Os animais que receberam as ilhotas vascularizadas tiveram uma grande melhora quando comparados com os outros animais.
Essa abordagem oferece uma promessa de aumentar a eficácia no contexto de transplantes terapêuticos de tecidos.
Veja este trabalho completo no paper anexado:
Self-Condensation Culture Enables Vascularization of Tissue Fragments for Efficient Therapeutic Transplantation
Keywords: #bioengenharia; #organoides; #diabetes; #ilhotaspancreáticas; #cellbiology