O citoesqueleto celular impediando ou mediando a transmissão de partículas virais de uma célula hospedeira para uma célula saudável!
Créditos da imagem: Pfanzelter et al., 2018
O vírus vaccinia geralmente causa apenas sintomas leves em adultos saudáveis e, por estar intimamente relacionado ao vírus da varíola, é um componente chave das vacinas contra a varíola. Durante as infecções por vaccinia, o vírus se replica no citoplasma de uma célula hospedeira e, em seguida, se move ao longo do citoesqueleto de microtúbulos para a membrana plasmática, de onde pode ser liberado para o ambiente circundante. Algumas das partículas virais permanecem ligadas à membrana plasmática e fazem com que o citoesqueleto de actina da célula se reúna em pequenos prolongamentos, que ajudam os vírus a se mover diretamente para as células adjacentes.
Neste contexto, surgem as proteínas septinas, uma família de proteínas do citoesqueleto que controlam uma variedade de processos celulares através da montagem em filamentos e estruturas em forma de anel. Em contraste com os microtúbulos e a actina, as septinas parecem impedir a transmissão do vírus da vaccínia para outra célula, embora era desconhecido qual estágio do ciclo de vida do vírus elas afetam. Neste trabalho, os pesquisadores mostraram que as septinas exercem seu efeito antiviral formando estruturas semelhantes a gaiolas em torno de partículas virais para suprimir a liberação do vírus vaccinia das células infectadas para as células saudáveis. As septinas se juntam em torno de partículas recém-formadas de vaccinia logo após chegarem à face interna da membrana plasmática. Essa gaiola de septina inibe a liberação do vírus e retarda a montagem do filamento de actina que pode ajudar o vírus a se espalhar para as células vizinhas. Os pesquisadores descobriram que o vírus vaccinia pode sair dessa armadilha recrutando várias outras proteínas da célula hospedeira. Esses fatores do hospedeiro incluem uma proteína chamada dinamina que, trabalhando com proteínas de montagem de actina conhecidas como forminas, desloca a gaiola de septina, induzindo a formação da cauda de actina. A inibição da dinamina ou forminas impediu que as partículas do vírus vaccinia escapassem da gaiola de septina e , consequentemente, transmissão do vírus.
Veja todo este trabalho no paper:
Septins supress the release of vaccinia virus from infected cells
Keywords: #cellbiology; #virology; #cytoskeleton.