Imagens 3D e modelagem computacional capturam o desenvolvimento do ducto mamário.
Créditos da imagem: Schwalie et al., 2018.
Inibição da adipogênese por células estromais recém-descobertas!
Células de gordura, ou adipócitos, estão grandemente envolvidas no equilíbrio nutricional e metabólico do organismo. A adipogênese – a formação de células de gordura maduras a partir de células precursoras – tem sido associada à obesidade e problemas de saúde relacionados, como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
Apesar de vários estudos terem investigado as células tronco e precursoras adipogênicas, que dão origem a adipócitos maduros, nossa compreensão acerca de sua origem e funções in vivo ainda é incompleta. Isto é parcialmente devido à natureza altamente heterogênea e não estruturada dos depósitos de tecido adiposo.
Neste trabalho publicado na Nature deste mês, através da transcriptômica de célula única em um modelo de camundongos, os pesquisadores identificaram subpopulações distintas de células-tronco e células precursoras adipocitárias na fração vascular do estroma subcutâneo do tecido adiposo. Uma dessas subpopulações, identificadas como CD142+, são células reguladoras da adipogênese, que podem suprimir a formação de adipócitos in vivo e in vitro de maneira parácrina.
A stromal cell population that inhibits adipogenesis in mammalian fat depots
Keywords: #adipogenesis; #adypocites; #stemcells