Convertendo o tecido adiposo branco para tecido adiposo marrom: nova promessa para o emagrecimento e melhora dos sintomas do diabetes.

IMAGEM (14)

Créditos da imagem: Blumenfeld et al, 2018.

O tecido adiposo marrom pode queimar enormes quantidades de energia para gerar calor, e estudos em humanos e animais sugerem que aumentar a quantidade de gordura marrom saudável pode ajudar no controle do peso e reduzir os sintomas do diabetes. No entanto, a maneira segura e eficaz de aumentar a gordura marrom tem sido um desafio significativo para os pesquisadores.
Grandes evidências mostram que o aumento da massa funcional de tecido adiposo marrom (BAT), através da transformação do tecido adiposo branco (WAT), poderia potencialmente melhorar os sintomas da obesidade e do diabetes. No entanto, a maioria das abordagens atuais focam na administração de compostos farmacológicos para gerar tal efeito, expondo os pacientes a efeitos secundários altamente indesejáveis. Neste trabalho, é descrita uma abordagem simples e direta de enxerto de tecido para aumentar a massa de BAT através do “escurecimento” ex vivo do WAT subcutâneoa, seguido do reimplante deste enxerto, no hospedeiro.
Esta abordagem de terapia celular poderia potencialmente agir em sinergia com as abordagens farmacológicas existente. Com este processo, intitulado “exBAT”, foi identificado, tanto em ratos quanto em humanos, a conversão de fragmentos inteiros de WAT para BAT através de um único passo e sem efeitos colaterais da administração farmacológica, apresentando um aumento significativo do marcador do tecido marrom, a proteína UCP1.

Veja os detalhes deste trabalho nos paper em anexo:

A direct tissue-grafting approach to increase endogenous brown fat 

Keywords: #adiposetissue; #celltherapy; #tissuegrafts; #cellbiology

Top of Page