Microscopia Raman para o estudo in vivo do metabolismo celular.

IMAGEM (15)

Créditos da imagem: Shi et al., 2018.

A visualização direta da dinâmica metabólica em animais vivos com alta resolução espacial e temporal é essencial para a compreensão de muitos processos biológicos. Neste trabalho, pesquisadores desenvolveram uma plataforma que combina a microscopia de espalhamento Raman estimulado (DO-SRS) e a utilização de sondas acopladas ao óxido de deutério (D2O), para a obtenção de imagens de atividades metabólicas in situ.
A incorporação enzimática do D2O em macromoléculas gera ligações de carbono-deutério (C-D), que é utilizado para rastrear a biossíntese de novas moléculas nos tecidos e possa ser visualizada pela SRS in situ. Dentro da ampla vibração de espectros de ligações C – D, foram descobertas mudanças Raman específicas de lipídios, proteínas e DNA e desenvolvidos métodos espectrais de mistura para obter sinais C-D com alta seletividade macromolecular.
A microscopia DO-SRS permitiu, por exemplo, sondar a lipogênese de novo em animais, síntese proteica nos tecidos, e simultaneamente, visualizar o metabolismo lipídico e proteico, revelando suas dinâmicas diferentes. A microscopia DO-SRS, sendo não invasiva, universalmente aplicável e de baixo custo, pode ser adaptada a uma ampla gama de sistemas biológicos para o estudo do desenvolvimento, homeostase tecidual, envelhecimento etc.

Todo este trabalho foi publicado esta semana na Nature Communications. Veja detalhes no paper em anexo:

Optical imaging of metabolic dynamics in animals

Keywords: #Raman; #microscopy; #cellmetabolism; #cellbiology

Top of Page