Como o vírus Ebola entra nas células saudáveis?
Créditos da imagem: Shtanko et al, 2018.
O novo surto do vírus Ebola, declarado na semana passada no leste da República Democrática do Congo, supostamente já matou mais de 30 vítimas, destacando a urgência de encontrar uma maneira de impedir que o patógeno mate as pessoas que infecta.
A via celular em estudo neste trabalho é chamada de autofagia, uma palavra que significa literalmente “auto-alimentação”. Esse antigo mecanismo é ativado pelas células para destruir material estranho invasor ou digerir suas próprias organelas velhas ou disfuncionais e complexos de proteínas, para reciclar nutrientes. Autofagia geralmente ocorre dentro da célula. Conduzindo o trabalho in vitro usando vírus vivo do Ébola, descobriu-se que, surpreendentemente, este mecanismo era claramente ativo perto da superfície das células e desempenha um papel essencial na facilitação da internalização do vírus.
O vírus Ebola invade as células através da macropinocitose, um processo pouco compreendido no qual a superfície celular se remodela para formar extensões de membrana ao redor dos virions (partículas virais), fechando-se eventualmente para trazê-los para o interior da célula, e posteriormente usa vias autofágicas para invadir o citoplasma celular.
Para entender mais sobre este trabalho, veja a publicação no paper em anexo:
Autophagy-Associated Proteins Control Ebola Virus Internalization Into Host Cells
Keywrods:#cellbiology #virology #ebola #autophagy