Alterações celulares e fisiológicas induzidas pela schistossomíase: papel do HMGB1.

IMAGEM (2)

Créditos da imagem: Vicentino et al., 2018

Uma das questões mais intrigantes sobre o cérebro humano é também uma das mais difíceis para os neurocientistas responderem: o que distingue nossos cérebros dos de outros animais?

Na esquistossomose crônica, a fibrose hepática está ligada à hipertensão portal, que é uma condição associada com alta mortalidade e morbidade dos pacientes. A molécula HMGB1 foi originalmente descrita como uma proteína nuclear que funciona como co-fator na regulação transcricional. No entanto, o HMGB1 também pode ser secretado para o meio extracelular sob estímulo apropriado. O HMGB1 extracelular age como uma citocina multifuncional que contribui para infecção, lesão, inflamação e respostas imunes ligando-se a receptores específicos da superfície celular. Além disso, o HMGB1 está envolvido em diversas doenças fibróticas. Do ponto de vista clínico, a inibição do HMGB1 pode representar uma alternativa promissora para o tratamento da fibrose tecidual.
Neste estudo, pesquisadores de diversos centros brasileiros e do exterior, mostraram níveis elevados de HMGB1 no soro de camundongos com esquistossomose. Usando imuno-histoquímica, foi demonstrado que o tráfico de HMGB1 nos hepatócitos dos animais com esquistossomose aguda foi inibida por Glicirrizina (GZR), um conhecido inibidor direto do HMGB1, bem como pela DIC, um novo e potencial composto anti-HMGB1. A inibição do HMGB1 levou a uma regulação negativa significativa de IL-6, IL4, IL-5, IL-13, IL-17A, fatores que estão envolvidos na exacerbação da resposta imune e fibrogenese do fígado. De forma interessante, camundongos infectados que foram tratados com DIC ou GZR para inibir a atividade pró-inflamatória do HMGB1, apresentaram um aumento significativo na sobrevida e redução de mais de 50% na área de fibrose hepática. Em conjunto, esses dados mostram que HMGB1 é um mediador chave da formação de granuloma esquistossomótico e fibrose hepática e pode representar um alvo proeminente para o tratamento da esquistossomose.

Vejo o trabalho completo:

Emerging Role of HMGB1 in the Pathogenesis of Schistosomiasis Liver Fibrosis

Keywords: #cellbiology; #liver; #schistossomoses; #parasitology

Top of Page