Progesterona e biorreatores: nova forma de drug-delivery utilizada para o estudo da regeneração de membros.
Créditos da imagem: Herrera-Rincon et al, 2018.
A indução da regeneração de membros em vertebrados adultos é um problema grande e ainda sem solução. Neste trabalho, publicado na Cell Reports, pesquisadores caracterizaram os efeitos de um dispositivo integrado que entregou fármacos para os membros posteriores do animal adulto de Xenopus laevis, animal que normalmente regeneram os picos cartilaginosos após amputação. Um biorreator contendo uma malha de hidrogel à base de proteínas efetuou a entrega de progesterona para o local da ferida imediatamente após a amputação dos membros posteriores durante 24 horas, o que induziu a regeneração do “remo da pata”, estrutura similar a das rãs adultas.
Os cientistas imprimiram o biorreator em silicone e encheram-no de hidrogel, formando um globo pegajoso de polímeros. Eles misturaram o hidrogel com proteínas de seda hidratantes que promovem a cura e a regeneração, depois adicionaram progesterona. A progesterona é mais conhecida por seu papel na preparação do útero para a gravidez, mas o hormônio também demonstrou promover a reparação de nervos, vasos sanguíneos e tecido ósseo.
Marcadores moleculares, análise morfométrica, radiografia, imunofluorescência, e ensaios comportamentais foram utilizados durante 9 meses e meio após a amputação/tratamento para caracterizar as diferenças entre esta estrutura “remo-like” dos animais regenerados e dos animais que não apresentaram a regeneração, animais também que não receberam o tratamento com a droga. Esses experimentos estabeleceram um modelo para teste terapêutico de coquetéis de fármacos na regeneração de membros posteriores dos vertebrados, identificando assim, atividades pró-regenerativas e fornecendo provas da efetividade da entrega de fármacos nos locais da lesão.
Mais um avanço na área da medicina regenerativa!
Keywords: #cellbiology; #regenerativemedicine; #memberregeneration; #progesterone