Transmissão da proteína amiloide durante o tratamento da doença de Creutzfeldt-Jakob através da injeção de lotes de hormônio do crescimento contaminados com sementes desta proteína!

IMAGEM (4)

Créditos da imagem: Cololinge et al, 2018.

A pesquisa, publicada ontem na Nature, segue do estudo de 2015 da equipe que encontrou evidências de patologia amiloide em pessoas que desenvolveram a doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD) após tratamentos com hormônio de crescimento humano extraído de grandes pools de glândulas pituitárias removidas de indivíduos falecidos, para a obtenção do hormônio do crescimento utilizado no tratamento da CJD.

Os pesquisadores sugerem que o hormônio de crescimento humano – que antes de 1985 foi preparado a partir de tecido humano – pode ter sido contaminado com sementes da proteína beta-amiloide, bem como os príons causadores de CJD. Nas descobertas mais recentes, eles confirmam que alguns lotes arquivados desse hormônio realmente contêm sementes da proteína beta amiloide encontrada na doença de Alzheimer.

Os pesquisadores testaram se esse material era capaz de semear a patologia amiloide, injetando amostras dos frascos de hormônio em camundongos de laboratório geneticamente modificados para serem propensos à patologia beta-amiloide observada na doença de Alzheimer.

Os camundongos inoculados com as amostras contaminadas de hormônio de crescimento mostraram clara semeadura da patologia amiloide em seus cérebros e desenvolveram CAA (cerebral Aβ−amyloid angiopathy) em menos de um ano, assim como camundongos que receberam injeções de tecido de pacientes com doença de Alzheimer. Grupos do mesmo camundongo que foram injetados com hormônio de crescimento sintético ou tecido cerebral normal como controles não mostraram tais padrões.

Os resultados demonstram que os lotes originais de c-hGH continham proteínas beta amiloide que podem semear a patologia amiloide em camundongos, mesmo após décadas de armazenamento.

Transmission of amyloid-β protein pathology from cadaveric pituitary growth hormone

Keywords: #cellbiology; #alzheimerdisease; #seedinghypothesis

 

 

Top of Page