O ligante fisiológico do receptor Sigma-1 é finalmente descoberto.
Créditos da imagem: Brailoiu et al, 2019.
As células se comunicam através de mecanismos complexos que tipicamente envolvem receptores e ligantes destes. Ligantes endógenos, produzidos pelo organismo, foram identificados para a grande maioria dos receptores celulares, ajudando a explicar a existência e a função dos receptores. Mas, no caso dos receptores sigma-1, que interagem com uma gama diversificada de drogas psicoativas, um ligante endógeno ainda não tinha sido descrito até o momento.
Os receptores Sigma-1 são alvos de drogas psicoativas comumente utilizadas. Neste trabalho publicado na Cell Reports, os pesquisadores mostraram pela primeira vez que a colina é o ativador fisiológico desses receptores, e também funciona como um segundo mensageiro, transmitindo sinais intracelulares dos receptores sigma-1 para seus alvos.
Quando a colina foi testada em células neuronais, ela funcionou exatamente como esperado para um ligante endógeno: deslocou completamente a pentazocina, um ligante com alta afinidade e seletividade para sigma-1, e então produziu uma ação intracelular e rapidamente dissociada do receptor.
As ações intracelulares da colina mimetizaram as dos receptores de inositol 1,4,5-trifosfato (IP3Rs), que estimulam a liberação de cálcio a partir dos reservatórios reticulares. Os IP3Rs são regulados pelos receptores sigma-1. A ativação de sigma-1 pela colina potencializou as ações de liberação de cálcio mediada pelo IP3R. Os pesquisadores mostraram ainda que a colina ativa os receptores sigma-1 após sua captação pelos transportadores nas sinapses, as junções de comunicação entre os neurônios.
Este trabalho mostra um grande avanço na área da biologia celular, mostrando que muitos mecanismos básicos de sinalização celular ainda hão de ser descobertos!
Veja este trabalho na íntegra:
Keywords: #cellbiology; #sigma1receptors; #calcium; #cellsignaling; #choline