Uma nova visão sobre o papel dos cílios no trato reprodutivo masculino.
Créditos da imagem: Yuan et al, 2019.
Batimentos ciliares são fundamentais em vários processos essenciais à vida. Eles limpam detritos e muco do trato respiratório, movimentam o líquido espinhal através dos ventrículos do sistema nervoso central e transportam embriões das tubas uterinas para o útero para implantação. De acordo com um novo estudo, no entanto, cílios apresentam um papel diferente no trato reprodutivo masculino.
O estudo, relatado na Proceedings of National Academy of Sciences, revela que os cílios nos dúctulos eferentes, que levam os espermatozoides em direção ao epidídimo, não impulsionam o esperma para a frente, como se pensava. Em vez disso, os cílios agitam os espermatozóides para impedi-los de agregar e entupir os tubos, para que possam, então, alcançar seu destino final. A contração do músculo liso que reveste as paredes ductais sim, move o espermatozóide para dentro do epidídimo.
Além disso, o trabalho mostrou que dois grupos de cinco microRNAs controlam a formação adequada de cílios móveis. Quando silenciados, os pesquisadores observaram que os espermatozóides se agregavam em aglomerados que bloqueavam os dutos eferentes. Isso levou a uma reserva de fluido nos testículos, causando infertilidade masculina.
Veja o trabalho na integra:
Keywords: #cellbiology; #cilia; #reproduction