Rigidez e organização da matriz extracelular influenciando a migração celular.

IMAGEM (7)

Créditos da imagem: Wang et al, 2019.

As células usam um repertório diversificado de estratégias de migração. Desenvolvimentos recentes em biomateriais sintonizáveis ajudaram a identificar como as propriedades da matriz extracelular influenciam a migração celular, no entanto, muitas matrizes sintéticas não apresentam a característica fibrosa presentes nos tecidos.
Para investigar a migração em contextos fibrosos, os pesquisadores avaliaram de forma independente o alinhamento e rigidez dos componentes de matrizes sintéticas montadas em m ambiente 3D e identificaram dois comportamentos distintos quando as células migraram. Em contraste com matrizes rígidas onde as células migraram continuamente em forma tradicional mesenquimal, as células em matrizes deformáveis esticaram as fibras da matriz para armazenar energia elástica; falha de aderência subsequente desencadeou recuo súbito da matriz e da translocação celular.
Em vários tipos de células, as medições da força de tração revelaram relação entre a contratilidade celular e a rigidez da matriz: quanto mais rígida a matriz, melhor a migração. Dada a prevalência de tecidos fibrosos no organismo, uma compreensão de como a estrutura e mecânica da matriz influenciam a migração, poderia ampliar o desenvolvimento de estratégias para reparo de lesões e até mesmo a inibição da migração celular em casos de metástases.

Veja o trabalho na íntegra:

Actomyosin contractility-dependent matrix stretch and recoil induces rapid cell migration

 

 

Top of Page