Neurogênese em adultos: Sim! Novos neurônios são gerados após o nascimento!
Créditos da imagem; Berg et al, 2019.
Já se acreditou que os mamíferos nascerm com todo o suprimento de neurônios que os acompanham por toda a vida. No entanto, nas últimas décadas, os neurocientistas descobriram que pelo menos duas regiões do cérebro – o bulbo olfatório,os centros do sentido do olfato e o hipocampo, a região responsável pela aprendizagem e memória de curta duração – desenvolvem novos neurônios ao longo da vida.
Pesquisadores demonstraram, em camundongos, que um tipo de célula-tronco que produz neurônios adultos é a fonte desse estoque vitalício de novas células no hipocampo. Publicado esta semana na Cell, essas descobertas podem ajudar os neurocientistas a descobrir como manter as condições da juventude para o aprendizado e a memória, além de reparar e regenerar partes do cérebro após lesões e envelhecimento. Foi demonstrado pela primeira vez, em mamíferos, que os neurônios do giro denteado do hipocampo crescem e se desenvolvem a partir de uma única população de células-tronco, ao longo de toda uma vida útil. Os novos neurônios imaturos são mais flexíveis ao fazer conexões no hipocampo em comparação com os neurônios maduros, o que é de suma importância para a aprendizagem saudável, a memória e o ajuste do humor.
Os pesquisadores mostraram que as células-tronco neurais encontradas no hipocampo tinham uma assinatura molecular comum ao longo da vida dos animais. Isso foi feito através de marcação genética das células-tronco neurais em embriões quando o cérebro ainda estava se desenvolvendo e seguindo as células desde o nascimento até a idade adulta. Essa abordagem revelou que novas células-tronco neurais com o “rótulo” de seu precursor estavam continuamente produzindo neurônios ao longo da vida de um animal.
Este evento é mais uma prova da chamada plasticidade cerebral, que é a capacidade do cérebro de formar novas conexões ao longo da vida para compensar lesões e doenças e ajustar-se em resposta a novas informações do ambiente.
Estes dados apoiam um modelo “contínuo”, em que uma população progenitora neural contribui exclusivamente a neurogênese do giro denteado ao longo do desenvolvimento e na idade adulta. A neurogênese do giro denteado adulto pode, então, representar uma extensão do desenvolvimento ao longo da vida que mantém a plasticidade no hipocampo de mamíferos.
Veja todo o trabalho anexado:
A Common Embryonic Origin of Stem Cells Drives Developmental and Adult Neurogenesis