Apocalipse zumbi? : pesquisadores restauram função cerebral de um porco horas post-mortem!

Deixem aqui sua opinião!

IMAGEM (1)

 

Créditos da imagem: Vrselja et al, 2019.

Circulação sanguínea e atividade neuronal foram restauradas em um cérebro de porco quatro horas após a sua morte, uma descoberta que desafia as suposições de longa data sobre o tempo e a natureza irreversível da cessação de algumas funções cerebrais após a morte, relatam cientistas neste trabalho publicado dia 18 de abril na revista Nature.
Os cérebros de humanos e outros mamíferos são altamente vulneráveis a interrupções no fluxo sanguíneo e diminuição nos níveis de oxigênio. Neste trabalho, pesquisadores relataram a restauração e manutenção da microcirculação e funções moleculares e celulares do cérebro de porco sob condições normotérmicas ex vivo até quatro horas post-mortem. Para isso, foi desenvolvido um sistema pulsátil-perfusante extracorpóreo para a perfusão de uma solução não coagulante, ecogênica, citoprotetora e baseada em hemoglobina que promove a recuperação da anoxia, reduz a lesão de reperfusão, e previne o edema,e metabolicamente, suporta os requisitos energéticos necessários para o funcionamento do cérebro. Com este sistema, foi observada a preservação da citoarquitetura cerebral, atenuação da morte celular; restauração de respostas vasculares inflamatórias dilatórias e gliais, atividade sináptica espontânea e metabolismo cerebral ativo mesmo na ausência de atividade eletrocorticográfica global.
Esses achados demonstram que, sob condições apropriadas, o cérebro de grandes mamíferos, desde que intactos e isolados, possui uma capacidade subestimada de restauração da microcirculação e atividade molecular e celular após um período prolongado de
intervalo post-mortem.
Mas será que as atividades como consciência, memória, raciocínio etc também, são mantidas/recuperadas após a morte?

Veja o trabalho na íntegra:

Restoration of brain circulation and cellular functions hours post-mortem 

 

Top of Page