Aquela tal de proteína G e adenilato ciclase: uma estrutura detalhada destes importantes membros de vias de sinalização é revelado!
Créditos da imagem: Qi et al, 2019.
O interior de todas as células vivas é separado do mundo exterior por membranas. Essas membranas mantêm as células íntegras e as protegem de do meio externo, dada sua permeabilidade seletiva. No entanto, elas também atuam como uma barreira para nutrientes e informações. Por essa razão, as membranas celulares contêm mecanismos que permitem o acesso seletivo às substâncias desejadas ou transmitem informações de sinais externos para a célula.
Uma importante via de sinalização em mamíferos consiste em três componentes: o primeiro é um receptor que reconhece o sinal e é ativado por ele. A segunda é a chamada proteína G que se liga ao receptor ativado e transmite o sinal a uma ou mais proteínas efetoras. Neste caso, o efetor é a adenilato ciclase, o terceiro componente da cadeia de sinal. Esta proteína é ativada por uma subunidade da proteína G e produz, em uma reação bioquímica, um mensageiro secundário chamado AMP cíclico (AMPc).
O AMPc desencadeia várias reações na célula; por exemplo, aumenta a permeabilidade da membrana ao cálcio nas células cardíacas, levando a um aumento na taxa de batimentos cardíacos. Pesquisadores do Instituto Paul Scherrer, em Villigen, Suíça, examinaram um tipo especial de adenilato ciclase com a ajuda da microscopia eletrônica e produziram a imagem mais detalhada até hoje desse tipo de proteína de membrana e publicaram seus achados no periódico Science!
Esta nova visualização sobre a estrutura molecular da adenilato ciclase fornece uma compreensão muito melhor de como os sinais externos levam à produção controlada do importante mensageiro secundário AMPc. A concentração de AMPc nas células desempenha um papel importante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, certos tumores e diabetes tipo 2.
Veja os detalhes desta bela estrutura molecular, no paper anexado:
The structure of a membrane adenylyl cyclase bound to an activated stimulatory G protein