Biologia celular e estrutural juntas para promover novos achados sobre o processo de formação dos endossomos!

IMAGEM (6)

Créditos da imagem: Kitamata et al, 2019.

De muitas maneiras, uma célula é como uma cidade. Proteínas ou pessoas trabalham diariamente para manter a economia funcionando, e os itens são importados e exportados para o comércio. As importações são enviadas para as células por meio de endocitose. Antes de chegar ao destino final, eles são mantidos no endossoma inicial, uma estrutura que determina se o material será descartado, reciclado ou entregue em uma região específica da célula. Um novo estudo da iScience realizado por pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Nara (NAIST), no Japão, demonstra como a repetição de anquirina e a proteína 1 contendo o domínio KH (ANKHD1) são fundamentais na formação do endossoma inicial.
Domínios de repetição de ankirina (ARDs) são conservados em um grande número de proteínas. ARDs são compostos de vários sequencias de repetição de ankirina (ANKs). Os ARDs adotam frequentemente estruturas curvas reminiscentes
do domínio Bin-Anfifisina-Rvs (BAR), que é o arcabouço dimérico para a tubulação da membrana. Domínios BAR algumas vezes têm hélices anfipáticas para a tubulação de membrana e a vesiculação. No entanto, não está claro se as proteínas contendo ARDs também possuem propriedades de deformação de membrana durante os processos de formação de vesículas intracelulares. Neste trabalho, foi descoberto que o ARD da proteína 1 contendo o domínio ANK e KH (ANKHD1) dimerizam e deformam as membranas em túbulos e vesículas.
Entre os 25 ANKs da ANKHD1, os primeiros 15 ANKs podem formar um dímero e os últimos 10 ANKs permitem a tubulação de membrana e vesiculação através de uma hélice anfipática adjacente e uma estrutura curva predita com uma superfície carregada positivamente, análoga aos domínios BAR. Knockdown e localização de ANKHD1 sugerem seu envolvimento na regulação negativa do crescimento dos endossomos primários!

Veja os detalhes deste trabalho anexado:

Membrane-Deformation Ability of ANKHD1 is envolved in the early endosome enlargement

 

 

Top of Page