Senescência celular devido a replicação!

IMAGEM (10)

 

 

Créditos da imagem: Delfarah et al, 2019.

A senescência celular é um mecanismo pelo qual as células se retiram permanentemente do ciclo celular em resposta a estresses, encurtamento dos telômeros, danos no DNA ou ativação de sinalização oncogênica. As células senescentes contribuem tanto para a degeneração relacionada à idade quanto para as patologias hiperplásicas, incluindo o câncer
Na cultura, células epiteliais humanas normais entram em senescência após um número de divisões celulares, conhecido como senescência replicativa. Neste trabalho, pesquisadores investigaram como as vias metabólicas regulam a senescência replicativa, usando a metabolômica para células epiteliais mamárias humanas senescentes (HMECs).
Apesar de não terem observado mudanças significativas na captação de glicose ou secreção de lactato em HMECs senescentes, as células senescentes exibem depleção de metabolitos importantes da via de síntese de nucleotídeos. Para testar se a imortalização celular reverteria esta depleção, os pesquisadores expressaram a telomerase em HMECs. Além de prevenir a senescência, a expressão da telomerase manteve o fluxo metabólico da glicose e o direcionou para a síntese de nucleotídeos. Para investigar se a inibição da síntese de nucleotídeos nos HMECs em proliferação é suficiente para induzir senescência, pesquisadores utilizaram ferramentas farmacológicas ou genéticas (indução da expressão da RRM2, uma enzima limitadora da velocidade na síntese de dNTP. Interessantemente, estas abordagens induziram a senescência prematura com diminuição concomitante do fluxo metabólico da glicose para a síntese de nucleotídeos. Estes achados sugerem que a inibição da síntese de nucleotídeos desempenha um papel causal no estabelecimento de senescência em HMECs.

Veja os detalhes deste trabalho anexado:

Inhibition of nucleotide synthesis promotes replicative senescence of human mammary epithelial cells.

 

 

 

Top of Page