Hepatocarcinoma e o canal de cálcio do tipo ITPR3: qual a relação?
Créditos da imagem: Guerra et al, 2019.
Um estudo realizado em parceria entre pesquisadores da Yale University, UFMG e do CNPEM, foi recentemente publicado no periódico britânico de gastroenterologia e hepatologia, GUT, o de maior impacto na área, trazendo descobertas importantes sobre o crescimento das células tumorais do Carcinoma Hepatocelular, o segundo câncer mais letal no mundo.
O Carcinoma Hepatocelular é um tipo de câncer com grande aumento de casos mundiais, com sobrevida de cerca de 5 anos, número este com pouca alteração nos últimos 30 anos.
Sabe-se que hepatites B e C favorecem o desenvolvimento do hepatocarcinoma, e que o alcoolismo é o 4º fator mais influente neste processo. No entanto, o que hepatites virais e alcoolismo apresentam em comum a nível molecular que podem levar ao desenvolvimento do hepatocarcinoma?
A partir do conhecimento de que o cálcio (Ca2+) regula a proliferação de células hepáticas saudáveis e também tumorais, o trabalho investigou as atividades dos canais intracelulares de cálcio nestas células, em particular os “receptores de 1,4,5 trifosfato de inositol do tipo 3(ITPR3)”, canal este não presente em hepatócitos saudáveis.
Foi demonstrado que no hepatocarcinoma com origem das hepatites virais ou alcoolismo, o canal ITPR3 está expresso. Além disso, a pesquisa utilizou agentes que promovem a desmetilação, além da abolição da expressão do canal ITPR3 por meio da edição gênica CRISPR9. Observou-se que, no caso do hepatocarcinoma, as células que sofreram desmetilação do promotor gênico do ITPR tipo 3, passaram a expressar também este canal, diminuindo a morte celular programada (apoptose) e aumentando a proliferação celular e a gravidade da doença, ou seja, as células proliferaram mais e morreram menos, fazendo com que o tumor crescesse muito e pudesse se espalhar.
O estudo concluiu, que a expressão do canal ITPR3 é controlada por metilação do seu promotor gênico e está relacionado ao desenvolvimento do Carcinoma Hepatocelular, e o controle do cálcio intracelular pode ser um caminho na busca por tratamentos desta patologia.
Veja detalhes deste trabalho no artigo completo anexado:
Expression of the type 3 InsP3