Descoberta de novas células na pele sensíveis a dor mecânica!
Pesquisadores do Karolinska Institutet na Suécia descobriram um novo órgão sensorial capaz de detectar danos mecânicos dolorosos, como picadas e impactos. A descoberta está sendo publicada na revista ‘Science’.
A dor causa sofrimento e resulta em custos substanciais para a sociedade. Quase uma pessoa em cada cinco experimenta dor constante (crônica) e há uma necessidade considerável de encontrar novas drogas analgésicas. No entanto, a sensibilidade à dor também é necessária para a sobrevivência e tem uma função protetora. Ele provoca reações reflexas que evitam danos ao tecido, como puxar a mão quando você se sente pressionado por um objeto pontudo ou quando você se queima.
Pesquisadores do Karolinska Institutet descobriram um novo órgão sensorial na pele que é sensível estímulos mecânicos. É constituído por células da glia com múltiplas protuberâncias longas e que coletivamente formam um órgão semelhante a uma malha dentro da pele. Este órgão é sensível a danos mecânicos dolorosos, como picadas e pressão. O estudo descreve como é o novo órgão sensível à dor, como é organizado em conjunto com os nervos sensíveis à dor na pele e como a ativação do órgão resulta em impulsos elétricos no sistema nervoso que resultam em reações reflexas e uma experiência de dor. As células que compõem o órgão são altamente sensíveis aos estímulos mecânicos, o que explica como elas podem participar na detecção de picadas e pressão dolorosas. Em experimentos, os pesquisadores também bloquearam o órgão e viram uma diminuição na capacidade de sentir dor mecânica. Portanto, estas células gliais, intimamente associadas aos nervos nociceptivos não mielinizados, são inerentemente mecanossensíveis e transmitem informação nociceptiva ao nervo.
Veja os detalhes deste trabalho no paper anexado :
Specialized cutaneous Schwann cells initiate pain sensation