Avanços na Medicina Regenerativa: Células Hematopoiéticas Multilínea de Longo Prazo Desenvolvidas a Partir de Células-Tronco Pluripotentes Humanas

 

Picture1

Legenda:  a. Protocolo de diferenciação de EBs em rotação indicando os estágios de diferenciação na transição de células iPS indiferenciadas para células hematopoiéticas, endoteliais e estromais. Os fatores de crescimento para cada estágio estão mostrados na Figura 1a dos Dados Suplementares e nos Métodos. EHT, transição endotelial-hematopoiética. Parcialmente criado usando BioRender.com. b. Uma placa de 60 mm no dia 7 mostrando centenas de EBs em rotação. c. Imagens sobrepostas de campo claro (BF) e fluorescência de TOMATO em tandem (TOM) das culturas de EBs em rotação em desenvolvimento. Barra de escala, 200 µm.
Creditos da imagem: Ng et al, 2024

 

Um estudo inovador publicado na Nature Biotechnology (2024) pelos pesquisadores Ng, E.S., Sarila, G., Li, J.Y. e colaboradores, trouxe novas perspectivas para o campo da terapia celular ao desenvolver células hematopoiéticas multilínea a partir de células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) humanas. O trabalho, intitulado “Long-term engrafting multilineage hematopoietic cells differentiated from human induced pluripotent stem cells”, destaca a capacidade dessas células de se integrar e persistir no organismo por um longo período, abrindo caminho para avanços significativos no tratamento de doenças hematológicas.
No estudo, os pesquisadores implementaram um protocolo de diferenciação meticuloso, no qual as iPSCs foram convertidas em células hematopoiéticas, endoteliais e estromais. O protocolo envolveu múltiplas etapas com a adição de fatores de crescimento específicos para induzir a diferenciação em células hematopoiéticas de múltiplas linhagens. Para avaliar a eficácia dessa abordagem, foram realizados transplantes das células diferenciadas em modelos animais, permitindo a observação de como essas células se integravam e desempenhavam suas funções ao longo do tempo.
Os resultados foram promissores. As células hematopoiéticas derivadas das iPSCs não apenas se integraram com sucesso nos modelos animais, como também demonstraram a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares hematopoiéticos. A análise mostrou que essas células mantiveram uma durabilidade impressionante, o que sugere uma habilidade significativa para repovoar e sustentar a produção de células sanguíneas por um período prolongado. A presença e a atividade das células transplantadas foram confirmadas por testes de funcionalidade e biomarcadores específicos.
Este estudo representa um marco importante na engenharia de tecidos e na medicina regenerativa, oferecendo uma nova abordagem para a obtenção de células hematopoiéticas funcionais a partir de iPSCs. As implicações são vastas, potencialmente revolucionando o tratamento de doenças hematológicas e possibilitando o desenvolvimento de terapias celulares personalizadas mais eficazes. Com essa inovação, os pesquisadores abriram novas portas para tratamentos avançados e personalizados que poderão beneficiar uma ampla gama de pacientes no futuro.

Long-term engrafting multilineage hematopoietic cells differentiated from human induced pluripotent stem cells

Long-term engrafting multilineage hematopoietic cells differentiated from human induced pluripotent stem cells

 

 

Top of Page